quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Itaquá | Cadeião

» Publicada em 18|09|09

Itaquá indica 2 terrenos para a instalação de CPP
Representantes do Estado estiveram ontem no município para conhecer áreas no Parque Piratininga e no Rio Abaixo; resultado não tem data para ser divulgado

Osvaldo Birke
Prefeitura informou que não tem área para doar, portanto, Estado busca terreno particular

DELCIMAR FERREIRA
De Itaquá

As regiões do Parque Piratininga e do Rio Abaixo, em Itaquá, são cotadas para receber o Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

O engenheiro João Godoy, da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), acompanhado de técnicos da prefeitura, conheceu ontem algumas áreas particulares que estão passíveis de desapropriação do governo do Estado. O terreno de 120 mil metros quadrados no Jardim América, próximo à Fundação Casa, está praticamente descartado, por conta da construção do trecho leste do Rodoanel e também por questões topográficas.

A Imprensa não pôde acompanhar a vistoria preliminar. O secretário municipal de Planejamento, João Campos, que não foi à visita técnica, disse que os novos locais indicados pela prefeitura estão em áreas próximas à Estrada do Bonsucesso, na região do Rio Abaixo, e na Estrada São Caetano do Sul, no Parque Piratininga. Os endereços apontados pela administração municipal fi cam a cerca de dez quilômetros do centro. Os dois locais fazem divisa com Guarulhos.

Na Estrada do Bonsucesso há grande quantidade de sítios, pesqueiros e torres de transmissão de energia elétrica. Já a região do Piratininga é conhecida por ser zona industrial e de grande concentração de moradias.

"Eles conheceram os locais e tiraram fotos. São todas áreas particulares. O Estado quer um terreno plano e mais afastado do centro. O local tem de ter mais de 100 mil metros quadrados, dos quais 20 mil m2 devem ser somente de área construída", explicou Campos.



Critérios
Outros fatores que o governo estadual leva em consideração, segundo o secretário, é a proximidade com equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde.

No entanto, no terreno ao lado da Fundação Casa, que estava sendo cotado para receber o Cadeião, existe a Escola Estadual Jardim América.

Campos informou que a prefeitura não tem áreas com estas características para doar ao Estado. Ele afi rmou que os engenheiros da CPOS voltarão a Itaquá para defi nir a área, mas não soube dizer quando isto deve ocorrer. Esta afi rmação torna mais concreta a existência de um Cadeião no município, já que esta é a segunda vez que a companhia vem à cidade para conhecer terrenos a serem desapropriados pelo Estado. A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não informou em quanto tempo deve concluir a análise.

A Secretaria de Planejamento de Itaquá encaminhará ao Estado, na próxima semana, um projeto para a criação de um novo pronto-socorro, como contrapartida ao CPP, no valor de R$ 2 milhões.

Fonte: http://www.diariodoaltotiete.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário