quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Itaquá |

» Publicada em 24|04|10

Decreto destina área à construção de Cadeião
Publicação no Diário Oficial desapropria terreno na região do Rio Abaixo, divisa com Guarulhos, para a instalação de presídio, afastando o "empreendimento" de Mogi
Osvaldo Birke
Área desapropriada para construção de presídio em Itaquá

DELCIMAR FERREIRA
Da redação

O governo estadual publicou ontem um decreto que desapropria uma área de 158 mil metros quadrados na região do Rio Abaixo, em Itaquaquecetuba, para a instalação de uma unidade prisional. O terreno está entre as estradas São Caetano do Sul e Santo Expedito, na divisa com Guarulhos. Trata-se da mesma área que, em setembro de 2009, foi vistoriada por engenheiros da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), órgão ligado ao Estado. O local é também uma das duas áreas indicadas pela prefeitura para a construção da unidade prisional.

O documento, número 55.728/10, reacende a polêmica da instalação de um Centro de Progressão Penitenciária (CPP) no Alto Tietê, cujas possibilidades de edificação cogitadas pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP) apontavam também para Mogi das Cruzes. O decreto assinado pelo governador Alberto Goldman (PSDB) coloca o "Cadeião" mais próximo de Itaquá.

O DAT foi ao local ouvir moradores e constatou que a região é populosa e com grande concentração de casas no entorno. Ontem, a Assessoria de Imprensa da administração municipal confirmou que a localidade em questão é a mesma que passou por inspeção do Estado no ano passado. Procurado pela reportagem, o prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, não quis falar sobre o assunto. A assessoria acrescenta que a prefeitura se pronunciará oficialmente na próxima segunda-feira, dia 26.
A Câmara de Itaquá informou ontem que não sabia do decreto assinado por Goldman para a criação do CPP. O presidente Genival Soares de Lima (PSDC), o Val do Mercado, disse que "foi pego de surpresa".

Até o fechamento desta edição, a SAP não havia se pronunciado sobre os prazos para a construção da unidade prisional.

Fonte: http://www.diariodoaltotiete.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário