quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Itaquá | revolta

» Publicada em 08|06|10

Moradores vão reclamar de CPP e ´Cadeião´
Lideranças do Piratininga engrossam a briga e se mobilizam contra o "Cadeião" que, se construído no bairro, deverá abrigar cerca de 1,1 mil presos

Bras Santos
De Itaquá

Representantes da sociedade civil, lideranças políticas e moradores do Parque Piratininga e de outros bairros da periferia de Itaquaquecetuba prometem realizar duas manifestações hoje em São Paulo. Centenas de pessoas seguirão para a Assembleia Legislativa, ao Palácio dos Bandeirantes e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, para protestar contra a ampliação do aterro da Pajoan, no Pinheirinho, e contra a instalação do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Piratininga.
O advogado Gustavo Ferreira, que lidera os protestos, se juntou a líderes de bairro e moradores do Piratininga contra a construção da prisão com capacidade para abrigar até 1,1 mil detentos. Segundo ele, o ato anti CPP será realizado mesmo depois de o prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, ter afirmado, na semana passada, que a cadeia não seria mais instalada no Piratininga e que o Estado teria de procurar outro terreno para o projeto.
"O prefeito de Itaquá só disse que o CPP não será instalado no Piratininga para evitar mais prejuízos políticos à candidatura da sua esposa (Heroilma Tavares). Queremos que o Estado e a prefeitura se comprometam, por escrito, que a obra não será feita em Itaquá", disse Ferreira. Sobre o aterro, ele ressaltou que a população que mora próxima ao local será prejudicada caso a Secretaria de Meio Ambiente aprove a ampliação do empreendimento.

Revolta
Moradores do Piratininga declararam apoio ao protesto contra o CPP e desconfiança em relação às afirmações do prefeito. "Não queremos cadeia no bairro e vamos lutar para impedir isso", comentou Patrícia de Souza. O casal Maria Amélia e Abílio Nogueira dos Santos também repudiou o projeto. "Não temos informação da prefeitura, mas não queremos o CPP", disse Amélia.

Fonte: http://www.diariodoaltotiete.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário