quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Itaquá | Protesto

» Publicada em 14|05|10
Moradores pedem apoio contra o CPP

BRAS SANTOS
De Itaquá

Cerca de 200 moradores do Parque Piratininga e líderes de bairro promoveram uma manifestação contra a instalação do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) no bairro da periferia de Itaquaquecetuba. Os manifestantes caminharam pelo centro da cidade e seguiram até a prefeitura para cobrar apoio do prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, na luta do bairro contra a instalação da unidade que irá comportar 1,1 mil detentos.
Nos CPPs, gerenciados pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciaria, os presos podem sair durante o dia para trabalhar e só retornam à noite. Em abril, o governo estadual publicou o decreto de desapropriação de uma área no Piratininga para a construção do CPP. Na ocasião, Armando manifestou-se favorável ao empreendimento, desde que o governo estadual investisse em contrapartidas.
Com cartazes, faixas, apitos e o apoio de um caminhão de som, os manifestantes chegaram na prefeitura às 11 horas. O grupo foi recebido por 40 policiais militares e guardas municipais que impediram a passagem dos manifestantes.
O protesto também teve como alvo o ex-governador José Serra (PSDB). O tucano, que é candidato a presidente, foi criticado por não investir em Itaquá. Na prefeitura várias lideranças do movimento discursaram, enquanto o secretário de Governo, Roque Tavares, e outros assessores conversavam com os manifestantes, que respeitaram a barreira policial e cobraram a presença do prefeito que desceu até a entrada do prédio conversar com os moradores.



Contrapartidas
Armando atacou possíveis candidatos a deputado que estariam usando o protesto com interesses políticos. E disse que foi o Estado quem escolheu a área e publicou o decreto de desapropriação para instalar o CPP. "A decisão foi do Estado. Estou cobrando as contrapartidas do governo estadual", afirmou.

Fonte: http://www.diariodoaltotiete.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário