quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Região | Análise

» Publicada em 17|09|09

Estado visita hoje área para Cadeião
Representantes da SAP estarão no município para avaliar se o novo terreno indicado é adequado para a construção

Jorge Moraes
Terreno na divisa foi descartado por conta da obra do Rodoanel
DELCIMAR FERREIRA
De São Paulo
Representantes da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP) estarão hoje em Itaquaquecetuba, a partir das 10 horas, para conhecer uma nova área indicada pela prefeitura para abrigar o futuro Centro de Progressão Penitenciária (CPP). A visita foi agendada pelo prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, em reunião ontem à tarde com o secretário da SAP, Lourival Gomes, e o subsecretário de Relacionamento com Municípios, Rubens Cury.

Em um encontro a portas fechadas à Imprensa, os três discutiram todas as possibilidades de Itaquá receber o centro penitenciário.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Casa Civil, o resultado da discussão foi que a prefeitura apresentará uma nova área, que terá de ser desapropriada pelo governo do Estado.

O terreno passará por uma análise técnica e a SAP deve informar se o local tem condições de receber o Cadeião.

Armando da Farmácia considerou a reunião de trabalho positiva, já que o governo estadual demonstrou interesse em prosseguir com o levantamento de áreas na região. "O terreno será escolhido por eles. O que fi cou claro hoje (ontem) é que aquele espaço no Jardim América, que nós reservamos, foi completamente descartado, porque vai passar o Rodoanel", afi rmou o prefeito, que não quis revelar a nova área indicada. O tamanho padrão exigido pela SAP é que o centro penitenciário tenha 120 mil metros quadrados. O encontro de um representante do Poder Executivo municipal com secretários estaduais demonstra que o governo do Estado não desistiu da ideia de instalar novos CPPs pela região.

Nesta semana, Gomes publicou no Diário Ofi cial a revogação da pré-qualifi cação das empresas interessadas na construção de 49 unidades prisionais.

A análise é confi rmada por Armando: "Não falamos de Mogi, mas acredito que não esteja descartada esta possibilidade", disse o republicano ao comentar sobre a probabilidade de a SAP escolher Mogi como uma das cidades a ter um presídio.

Fonte: http://www.diariodoaltotiete.com.br/

Contrapartida
O prefeito de Itaquá declarou ofi cialmente aos representantes estaduais que, em contrapartida ao CPP, o município quer que o Estado invista cerca de R$ 2 milhões na construção de um novo pronto-socorro no Jardim Nova Itaquá, próximo ao Hospital Santa Marcelina.

"Eles pediram para elaborarmos um projeto e entregarmos até a semana que vem, para que possam analisar", confi rma Armando.

O projeto e a planilha de custos da nova unidade de pronto atendimento municipal serão analisados pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário